domingo, 16 de novembro de 2014

Foram dois encontros marcados pelo acolhimento, escuta e muito dialogo

 
Roda e Nease em Rio do Sul - 08/11/2014
Foi com muita alegria que a equipe da VPAS realizou mais dois encontros do Projeto Roda de Conversa e Reunião do NEASE nas Cidades de Rio do Sul e Capinzal nos dias 08 e 09 de novembro de 2014,  respectivamente 5ª e 10ª URE’s .

Roda e Nease em Capinzal - 09/11/2014
Foram duas oportunidades ímpares em cada uma das cidades, onde pelo bate-papo informal e descontraído da Roda de Conversa, pudemos nos confraternizar, dialogar e ouvir nossos companheiros de ideal espírita a respeito dos trabalhos assistenciais desenvolvidos nas suas Casas, quem foram seus primeiros idealizadores e que pensam para o futuro desses trabalhos;  e, pela Reunião do NEASE, pudemos abrir uma ampla discussão e debater  a respeito da caridade, da ação assistencial espírita propriamente dita e a importância do planejamento nessa  área, que merece cuidado e preparação como qualquer outra de atuação espírita.

As reuniões do Núcleo são oportunidades valiosas para revermos conceitos e releituras de percepções. Atravessamos mudanças significativas na sociedade brasileira e nas leis, que pedem um repensar das Casas Espíritas e dos seus trabalhadores.  Não cabem mais ações improvisadas!
As Casas precisam se atualizar, o trabalhador precisa conhecer a doutrina espírita  e as leis brasileiras, uma vez que a Assistência Social hoje é direito do trabalhador e dever do Estado. Entender o SUAS e as Políticas Públicas é uma necessidade, assim como entender o Espiritismo e a missão da Casa Espírita, para que tenhamos clareza dos papéis de cada um.
A Assistência Social na Casa Espírita é atividade complementar ao trabalho do Estado.

Rio do Sul - 08/11/2014
Mas, temos condições de contribuir com esta ação estatal quando fazemos o atendimento às pessoas.  Seja informando sobre seus direitos, seja encaminhando para os serviços contemplados pelas políticas públicas, seja viabilizando sua participação efetiva na sociedade: isto também é caridade.

A assistência social na Casa Espírita é um convite importante de aproximação com o outro. É um espaço de convivência que precisa ser muito bem pensado e avaliado dentro da Casa.  Daí, a necessidade de estudo constante, que o Espiritismo nos sugere e que o espaço do NEASE também proporciona nesses encontros fraternos.

Capinzal - 09/11/2014
Agradecemos às equipes da 5ª e 10ª URE o apoio na divulgação e organização dos encontros e aos companheiros das Casas anfitriãs pela carinho e acolhimento, e também as dez Casas da 5ª URE e da 10ª URE’s (cinco de cada) que se fizeram representar e aos respectivos participantes, que foram 21 pessoas em Rio do Sul e 43 em Capinzal.





:: Mais fotos do encontro realizado no Centro Espírita Missionários da Luz em Rio do Sul 























:: Mais fotos do encontro realizado na Sociedade Espírita Amor e Caridade em Capinzal 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário