Capacitação do Trabalhador

Curso de Capacitação dos Trabalhadores Espíritas da Assistência Social

A presente proposta pretende dar início a um processo de formação continuada dos trabalhadores espíritas priorizando os conteúdos referentes ao manual do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita; à Política Nacional de Assistência Social; ao cotidiano de trabalho das entidades espíritas do Estado de Santa Catarina.

O curso está direcionado para todos os envolvidos no trabalho assistencial das casas espíritas, isto é, dirigentes, coordenadores, tarefeiros e assistidos/usuários. Porém, na etapa inicial o público alvo prioritário serão os Diretores de Assistência Social das 16 URE’s e mais um trabalhador de cada uma destas em condições de participar integralmente das atividades programadas. A intenção é formar um quadro de trabalhadores que possa ser multiplicador em suas respectivas URE’s do conteúdo a ser trabalhado no curso.

Objetivo Geral:
Proporcionar a formação de trabalhadores espíritas para o entendimento das características, finalidades e objetivos da assistência social, assim como dialogar sobre os deveres e responsabilidades que cabe ao exercício dessa tarefa: acolher o próximo com o propósito da educação do homem integral.

Objetivo Específico:
  • Formar trabalhadores da Assistência Social a partir do Manual de Assistência e Promoção Social Espírita – SAPSE;
  • Qualificar trabalhadores espíritas que atuam na assistência social, visando a compreensão da Política Nacional de Assistência Social – PNAS;
  •  Orientar os trabalhadores espíritas para a participação e o controle social na área da assistência social.
O curso será realizado em 3 módulos:

Modulo I - Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita – SAPSE
Realizado na FEC em 08/06/2013

Ementa: O presente módulo recupera a evolução histórica da assistência social brasileira no sentido de compreender sua abrangência, as diferentes concepções de pobreza, as transformações nos modelos de política pública de assistência social e a proposta de um serviço de assistência e promoção social espírita.
Objetivo: Permitir que os trabalhadores da Assistência Social espírita conheçam a memória histórica da pobreza, as iniciativas da sociedade de amenizá-la e a mudança de concepção da necessidade material à de direito social.

Conteúdo:
  • Evolução Histórica da Assistência Social
  • Concepções de Pobreza e Modelos de Proteção Social
  • Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita – SAPSE
Material de Apoio do Modulo I
Video1 - Contém os seguintes conteúdos:

Helder Boska (1ª Parte) introduz ao curso de capacitação;

Reinaldo Pontes (2ª Parte) fala sobre "Assistência Social como Política Pública";
Helder Boska (3ª Parte) fala sobre a "Assistência Social e Territorialidade";
Rosana Sarmento (4ª Parte) fala sobre os "Serviços Socioassistenciais"






Video 2

Edvaldo R. Oliveira
  fala sobre a "Evolução Histórica da Assistência Social, Concepções de pobreza e Modelos de Proteção Social"  por  (gravado na FEC em 08 de junho durante o CFE)








:: Textos


Manual do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita – SAPSE

Dever de casa:


Considerando que o primeiro Módulo, em síntese, tratou sobre:

1- Trajetória sócio-histórica da assistência social;
2- Neste processo, compreensão das alterações sofridas na concepção do conceito de pobreza e os rebatimentos dessas alterações na atuação com a assistência social;
3- A partir desta mudança de concepção, logo de trabalho com a assistência social, a identificação do papel da casa espírita.

Os cursistas deverão replicar o conteúdo do Módulo I em suas respectivas Unidades Regionais neste intervalo que nos separa do Módulo II que deverá ocorrer em outubro/2013.
Assim, sugeriu-se que mensalmente (julho, agosto e setembro/13) organizem um encontro usando de sua criatividade e disponibilidades regionais (pode ser um seminário, oficina, mesa redonda, etc).
Também ficou sinalizado um conjunto de três perguntas pra direcionar a atividade a ser realizada, são elas:

a) Sobre a concepção de pobreza estudada. Qual a concepção preponderante em sua URE?

b) Sobre as mudanças ocorridas na área de assistência social. Como a sua URE está reagindo às mudanças que a assistência social passou enquanto política pública?

c) Considerando o papel da casa espírita. Que rebatimentos estas mudanças têm trazido à casa espírita? Seu trabalho é predominantemente isolado ou busca parceria com outras organizações?

O facilidor (s) do próximo Módulo começará os trabalhos solicitando que as URE's apresentem o resultado de seus trabalhos. A forma de apresentação desses resultados também ficará à critério da URE. Somente destacamos a importância do registro para a memória documental da URE e, consequentemente, VPAS/FEC.

Agradecemos a adesão ao curso e consequente participação, com desejos de sucesso às URE's no cumprimento de suas tarefas.

______________________________________________________________________Módulo II: O Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita - SAPSE e a Política Nacional de Assistência Social – PNAS
Programado para 19/10/2013 das 9 as 12h na FEC, durante a reunião do CFE.

Ementa: Neste módulo a atenção volta-se à compreensão da relação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 com o SAPSE no que tange a sua operacionalização metodológica e organizacional.

Objetivo: Possibilitar que os trabalhadores espíritas compreendam a PNAS e como esta pode estar presente na operacionalização do SAPSE potencializando sua intervenção metodológica e organizacional.

Conteúdo:
  • Política Nacional de Assistência Social
  • Metodologia de Ação do SAPSE
  • Organização do SAPSE
Material de Apoio do Modulo II 

1) Apresentação realizada por Helder e Rosana Sarmento no dia 19/10/2013 durante a realização do II Modulo do Curso de Capacitação da Assistência Social Espírita.

Apresentação do Modulo II (Power Point - Disponível para Download)


A Assistência Social no Brasil (Power Point - Disponível para Download)

Video de Rosana Sarmento sobre o SAPSE

_______________________________________________________________________

Módulo III: Cotidiano do trabalho da assistência social nas Casas Espíritas


Ementa: O módulo remete a compreensão do cenário em que a assistência social espírita se desenvolve: a casa, os trabalhadores, a sociedade, a rede assistencial espírita, o próximo. As diversas dimensões do trabalho assistencial e sua interação com as outras áreas de atuação da casa espírita.

Objetivo: esclarecer os trabalhadores espíritas sobre as diferentes possibilidades de sua atuação na casa espírita, nas instâncias colegiadas de representação na sociedade e nas demais áreas que constituem a estrutura organizacional do centro espírita.

Conteúdo:


1º Encontro (14/06/2015)

   1) Educação: O homem Integral - Gerson Tavares

                


  2) Mediunidade e Atendimento Espiritual - Esther Fregossi


2º Encontro (04/10/2015)

         1) Assistência Social no trabalho espírita: Comunicação e Linguagem
         2) Assistência Social no trabalho espírita: A casa espírita, o trabalhador espírita e sua relação com a sociedade

Um comentário:

  1. Quero agradecer e parabenizar a vocês da FEC,por nos dar oportunidade de conhecer esse material,riquíssimo de informação.É muito pouco divulgado esse trabalho da assistência social,com o espiritismo,falta mais divulgação das casas espíritas e até as federação estadual espírita desse trabalho e de até o trabalho de capacitação dos trabalhadores.

    ResponderExcluir