Estrutura

VICE-PRESIDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL–VPAS/FEC

Vice-Presidente: Helder Boska Sarmento (Interino)
Assistente: Sergio E. de Almeida

A VPAS é responsável por fomentar, orientar e assessorar a prática da assistência social como programa educativo e de integração familiar (Estatuto, art. 2º, item III). É ainda responsável por promover a união das entidades espíritas catarinenses, entre si e no processo de unificação nacional (art.2º, item I), conjugando esforços para desenvolver a pesquisa, o estudo e a difusão da Assistência Social Espírita, e, estimulando a compreensão da “caridade” como valor subjetivo essencial à evolução do espírito (art. 2º, item IV).

Objetivos

1) Conhecer a história do trabalho de Assistência Social das Casas Espíritas de  Santa Catarina através do Projeto “Rodas de Conversa”.
2) Discutir amplamente com o movimento espírita catarinense  o sentido da “caridade” e da  “Concepção Espírita de Assistência Social”.
3) Promover a interiorização da Federação no Estado através de visitas ao maior número possível de Casas Espíritas.
4 )  Colocar a disposição das URE’s e Casas Espíritas,  orientações e diretrizes para nortear a  organização e aprimoramento das ações relacionadas com a Assistência Social Espírita, com fundamentação na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), na Política Nacional de Assistência Social (PNAS),  e demais aplicativos  legais em vigor no  Brasil.
5) Promover a união dos espíritas e a unificação do movimento,  canalizando ações para permutar experiência e apoio mútuo às diversas atividades espíritas assistenciais desenvolvidas nas várias localidades do Estado.
6)  Elaborar conteúdo, a partir das rodas de conversa,  para compor o livro sobre as memórias do SAPSE em Santa Catarina.
7) Promover o Encontro da Assistência Social Espírita de Santa Catarina – EASESC.

Atribuições

1º)  Orientar e supervisionar as ações do Núcleo e dos Setores;
2º)  Desenvolver Programas eProjetos para a área da Assistência Social;
3º) Avaliar e aprovar Projetos referentes ao SAPSE apresentados pelos Setores: Orientação e Apoio Técnico; de Integração; de Articulação Institucional.
4º) Promover em conjunto com as URE’s e Casas Espíritas,  ciclos de estudos, palestras, encontros e seminários para amadurecer a  “Concepção Espírita da  Assistência  Social”
5º) Propor às URE’s  e Casas Espíritas estratégias para o desenvolvimento das ações  assistenciais espíritas em conformidade com as orientações da FEB e dos dispositivos legais que orientam as atividades de Assistência Social no Brasil.
6º) Estimular a realização de cursos, encontros e seminários voltados às relações interpessoais e acolhimento das pessoas, para  formação e capacitação  dos voluntários que atuam no SAPSE.
7º)  Manter diálogo permanente com o Núcleo e Setores.
8º) Disponibilizar no site da FEC e Jornal “O Federativo” informações a respeito da Assistência Social Espírita.
9º) Participar e estimular as Casas Espíritas a participarem, dos Conselhos e Organismos Governamentais, nos termos da Lei, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas.
10º) Participar e estimular os Espíritas a participarem,  de ações, campanhas e organizações das sociedades civis e/ou  religiosas, cujos objetivos sejam compatíveis com os princípios espíritas.
11º) Realizar anualmente o Encontro da Assistência Social Espírita de Santa Catarina – EASESC.


Estrutura da VPAS

Núcleo de Estudos e Orientação da Assistência Social Espírita - NEASE
Diretor: Sérgio Egídio de Almeida

Descrição do NEASE:

É um espaço de discussão e debate com a finalidade de fomentar e gerar ideias, conteúdos que, articulados à política de assistência social, possam vir orientar as ações da Vice-Presidência de Assistência Social – VPAS da FEC.
Assim, irá desenvolver através da fala e da escuta, o estudo, a pesquisa, a reflexão para apresentar e sugerir ações que definam e orientem sobre a compreensão do Serviço Assistencial Espírita.
Dessa forma, deverá desencadear diálogo efetivo entre a Vice-Presidência de Assistência Social, o Movimento Espírita e a Sociedade. 

Objetivos:

  • Possibilitar a discussão de ideias e temas relativos à assistência;
  • Promover apresentação das práticas desenvolvidas na área da assistência;
  • Construir a concepção e atuação da Assistência Social Espírita.
Atribuições:

  • Planejar os temas dos encontros em conjunto com a VPAS e Setores, dando ampla divulgação às URES’s e Entidades Espíritas;
  • Promoção de encontros para estudo e discussão de propostas do Serviço de Assistência Social Espírita;
  • Disponibilizar estudos, pesquisas relativos à Assistência Social aos seus participantes;
  • Apoiar a VPAS na organização do encontro anual de Assistência Social Espírita de Santa Catarina;
  • Disponibilizar notícias e matérias afins discutidas nas reuniões do NEASE.

Setor de Orientação e Apoio Técnico – SOAT
Diretor: Hélder Boska de Moraes Sarmento (Assistente Social)
Adjunta: Rosana Sousa de Moraes Sarmento (Assistente Social)

Descrição do Setor:

É o setor responsável pelo acompanhamento e subsídios técnico e jurídico às entidades espíritas de assistência social e saúde, dirigidas por espíritas.

Objetivos:
  •     Contribuir para o fortalecimento das ações previstas pela Política Nacional de Assistência Social - PNAS/Sistema Único de Assistência Social – SUAS;
  •    Apoiar a formulação de propostas da VPAS;Conhecer, subsidiar e acompanhar o trabalho de assistência social das entidades espíritas.
Atribuições:
  •  ·   Contribuir nas ações de gestão e planejamento do NEASE;
  •    Apoio técnico e jurídico às entidades espíritas de assistência social e saúde que desenvolvam ações com sujeitos e/ou grupos em situação de vulnerabilidade e risco social;
  •      Estudo e avaliação dos fundamentos e propostas referentes ao trabalho de assistência social espírita;Fomentar a criação e/ou fortalecimento de uma rede de assistência social em articulação com a sociedade civil e entidades espíritas;
  •      Produção de material técnico e jurídico para a compreensão da PNAS/SUAS;        
  •     Desenvolvimento, atualização e análise do censo das atividades espíritas na área da assistência social desenvolvidas no Estado de Santa Catarina;
  •    Apoio à participação das entidades espíritas nos Conselhos de Direitos e Políticas Públicas.

Setor de Integração - SINT
Diretora: Albertina de Cássia SilveiraAdjuntaRegina Petroski

Descrição do Setor:

É o setor responsável por mobilizar ações que fomentem a união e parceria entre os espíritas, por diálogo e trocas, no incentivo de uma convivência fraterna, indispensável à execução de suas tarefas.
 Um princípio de ação que pode nortear as práticas deste setor é a recomendação do Cristo: “Todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (João, 13:35).

Objetivos:

  •       Promover atividades integradoras da união e unificação, para o fortalecimento e ampliação das ações solidárias entre Casas Espíritas;
  •      Colaborar na formação da mentalidade do trabalhador sobre o que é a “ação assistencial espírita” percebendo-a em toda a sua ação mobilizadora e integradora;
  •      Apoiar e auxiliar a VPAS na difusão de Programas e Projetos sobre temas de Assistência Social Espírita, direcionados às URE’s e Casas Espíritas.

Atribuições:


  •       Implementar com a VPAS os Projetos aprovados (exemplo: Rodas de Conversa);
  •       Auxiliar o NEASE na tarefa de formação de mentalidade do trabalhador sobre o Serviço de Assistência Social Espírita;
  •      Auxiliar a VPAS na promoção de seminários, cursos, palestras abertas;
  •       Buscar diálogo permanente com o VPAS, NEASE e Setores, para fomentar o intercâmbio de informações e manter atualizado o Setor de Integração;
  •      Realizar com a VPAS visitas às Casas Espíritas e URE’s;
  •      Redigir matérias sobre as atividades do Setor de Integração, a serem entregues ao Setor de Apoio à Gestão, a fim de serem publicadas no site e/ou Jornal “O Federativo”.

Setor de Apoio à Gestão –  SAGE
Diretor: Américo Baptista Filho

Descrição do Setor:
É o setor responsável pelo atendimento das necessidades de produção e comunicação dos trabalhos desenvolvidos pela VPAS, em articulação com a Vice-Presidência de Administração - VPA.

Objetivos:

  • Apoiar as ações da VPAS;
  • Articular as atividades dos setores e NEASE com a VPAS;
  • Articular a produção da VPAS com a VPA.

Atribuições:
  • Secretariar a VPAS em suas atividades/ações;
  • Organizar e manter o arquivo técnico/administrativo da VPAS;
  • Socializar no âmbito da VPAS a produção dos setores e NEASE;
  • Socializar no âmbito da VPAS a documentação encaminhada por terceiros;
  • Enviar material produzido pela VPAS para publicação no site da FEC;
  • Apoiar a VPAS na preparação de seminários e encontros;
  • Organizar a comunicação da VPAS;Coordenar a elaboração do relatório anual da VPAS.


Setor de Articulação Institucional – SAINST
Diretor: Jean Michel

Descrição do Setor:
É o setor responsável por articular ações de fortalecimento, integração e difusão dos trabalhos assistenciais das URE’s com a FEC,   buscando  estimulá-las ao conhecimento da Política Nacional de Assistência Social e das diretrizes de trabalho da área do SAPSE, estabelecidas periodicamente pela FEB,  e,  sensibilizá-las para a importância de uma rede de serviços assistenciais espíritas.
Objetivos:
  • Mediar a ação da VPAS com as URE’s, facilitando o canal de comunicação com a FEC;
  • Auxiliar a VPAS na difusão de Projetos e Cursos sobre temas de Assistência Social Espírita, direcionados às URE’s e Casas Espíritas;
  • Promover ações integradoras entre as URE’s  de maneira a estimular,   fortalecer e ampliar a rede de serviços da assistência social espírita em articulação com a sociedade civil.
Atribuições:
  • Organizar com antecedência a pauta da reunião da VPAS com as URE’s e a respectiva comunicação aos presidentes de URE’s;
  • Disponibilizar notícias e matérias relativas a assistência social de forma a estimular o interesse e participação das URE’s  nas reuniões da FEC e da VPAS;
  • Socializar no âmbito das URE’s a produção do NEASE e do EASESC;
  • Estimular a interlocução entre as URE’s ;
  • Auxiliar a VPAS na divulgação de seminários, cursos, encontros;
  • Divulgar a RASE – Rede de Assistência Social Espírita;
  • Sempre que possível, fazer visitas com a VPAS às URE’s.